Uma dúvida que surge na mente de quem precisar publicar e organizar seus conteúdos na Internet é: qual o tipo de site é o ideal para meu projeto? Neste artigo, a equipe da ClioHost – Serviços Web, esclarece as principais diferenças entre um site empresarial, site pessoal, blog e portal de notícias.

Vamos conferir.

Sem muita enrolação, a reposta para a pergunta é simples: tudo dependerá dos seus objetivos e estrutura que possui. Assim como: público alvo e tipo de informações a serem publicada. Mas, vamos definir o que seria cada um deles.

Site Empresarial

É um espaço digital utilizada para divulgar marca, serviços e produtos para milhões de usuários da Internet. Normalmente, este tipo de site serve como portfólio dos serviços da empresa e como uma forma de captação de novos clientes.

O site empresarial, não requer uma atualização de conteúdo diária, torna-se necessário o uso de Linguagem profissional e formal, e, comumente encontramos as seguintes divisões: Páginas de produtos e serviços, contato e informações da empresa.

Site Empresarial – Cliente: Prema

Site Pessoal

Como o site empresário, ele pode ser utilizado para divulgação de serviços e produtos. Porém, o cliente pode utilizar para postagem de informações cotidianas relativas ao assunto do site pessoal. Desta forma, por meio de um conteúdo mais informal, pode agregar acessos e fidelizar clientes.

O site pessoal, requer uma atualização no mínimo semanal e comumente encontramos as seguintes divisões: páginas de produtos e serviços, contato, biografia e tópicos de notícias rápidas.

Site Pessoal – Cliente: Fernanda Vianna

Confira nossos planos de Criação de Sites, Blogs e Portais de Notícias.

Blog

Os blogs são espaços que permitem que o autor expresse suas opiniões através de posts. Geralmente, possuem um tema definido para atrair um determinado público ou temas livres. Ele não é tão padronizado e formal como um Portal de Notícias, porém instiga a interação.

Os blogs requerem uma atualização praticamente diária, exibindo os últimos artigos publicados, sendo o mais recente no topo e os mais antigos um abaixo do outro.

Blog – Cliente: Jonas Filho

Portal de Notícias

Um portal de notícias abrange diversos públicos e possui informações específicas para cada um deles, conhecidos como conteúdos verticais ou blocos de notícias. Além disso, possui inúmeras ferramentas que um site e um blog não dispõe e sua atualização também possui uma maior periodicidade.

Comumente os conteúdos são divididos por sessões temáticas: cidade, economia, política e outros.

Portal de Notícias – Cliente: Enquanto Isso no Maranhão

Confira nossos planos de Criação de Sites, Blogs e Portais de Notícias.

Considerações

Esperamos que o artigo, tenha ajudando a compreender melhor as diferenças e ajudar na escolha entre um site, blog ou portal de notícias.

Até a próxima.